"...Tempo, tempo tempo... Já não me assustas mais. Acho que me acostumei com sua passagem. Cedi ao fato de que és livre, e que tens pressa.
Mas vez ou outra ainda te enrolo, e te faço parar por um instante. Te faço demorar um pouco enquanto eu olho nos olhos de quem amo. Enquanto eu gravo os momentos na memória,esperando a saudade chegar.
És livre, tens pressa, mas ainda guardo um pedacinho de ti, quando passas por mim. Te guardo quando percebo que não te tenho, e que daqui a pouco, me vou junto contigo
."

sábado, 13 de março de 2010

O que é o verdadeiro amigo?

Eu sempre acreditei na vida, desde muito pequeno que existem pessoas na nossa história, que elas são tão fundamentais que agente já não pode mais dizer o nome sem que agente se lembre dela. Agente identifica as pessoas essenciais na nossa vida assim: no momento da muita alegria, ou no momento de muita tristeza. São esses dois extremos que são capazes de nos revelar quem agente ama de verdade. Quando você ta alegre demais, aquelas pessoas que você gostaria de ter ao seu lado, de ver as mesmas coisas que você esta vendo. Quando você esta triste demais quais são as pessoas que você gostaria que estivessem ali segurando a sua mão. Aí você identifica os seus verdadeiros amigos. Agora porque que eles ficaram? É um mistério. A gente nunca sabe dizer porque que aquela pessoa ficou amiga da gente. Talvez porque ela tenha tido uma sensibilidade maior que os outros não tiveram, talvez porque elas olharam pra nós de um jeito mais aperfeiçoado, tiveram mais paciência com a gente, tiveram mais calma. Não é assim? Os amigos que vão ficar pro resto da vida São aqueles que assim: Ele é aborrecido, ele é enjoado, mas eu sei que na hora que eu precisar dele , ele vai tar do meu lado.Não tem gente assim? Só por isso agente suporta os defeitos dos outros. Porque agente sabe, que mesmo que eu esteja na miséria, ele não vai me abandonar. Mesmo que eu perca tudo que eu tenho.


Eu tenho a dona Saíde uma pessoa que eu amo muito, ela tinha uma frase de novela mexicana toda vez que eu ia embora, ela segurava na minha mão e falava assim: meu filho, aconteça o que acontecer, nós nunca vamos deixar de te amar.“ um dia você não é o ser humano que você gostaria de ser, e aquele trem dá tudo errado, e eu acho bonito isso, não há condição para o amor nessa frase, aconteça o que acontecer. É aquela velha historia, eu briguei com você, eu fiz tudo errado, eu te tratei mal, eu te destratrei, eu fui injusto com você, eu te abandonei, mas de repente no meio da noite meu filho morre, e você é a primeira pessoa pra quem eu tenho vontade de ligar. Isso é amor. Não há condições. Eu não tenho medo de que o outro não vá me receber, eu não tenho medo de que o outro me trate do mesmo jeito que eu o tratei, eu não tenho medo de que o outro vá ter resistência a mim, não. O amor que eu sei que ele tem por mim me dá coragem de ligar no meio da noite e dizer: ‘Eu preciso de você agora. Mesmo que você não tenha tido a oportunidade de me ter do meu lado quando você precisou.’ Isso é a relação que nos temos com Jesus. Quando você tem coragem de bater na porta dele no momento que você não merece. Quando você tem coragem de chamar por ele no momento em que você não mereceria chamar. Isso é amigo de verdade. É quando não depende do tempo, quantas vezes eu liguei pra você, quantas vezes eu fui atrás, não. O laço que permanece, que independe do tempo, que as vezes na correria da nossa vida você não tem aquele tempo de cultivar, mas você sabe que ele ta lá.
Eu tenho uma amiga, Marina, que cada vez que eu ia embora, nos momentos que a minha vida estava sendo difícil., cada vez que eu pegava o meu carro na garagem dela, porque no apartamento da minha mãe não tinha, era ultima frase que eu escutava antes de ir embora. Ela no portão, ela olhava pra mim e falava assim: To aqui viu?. Ela não fazia parte do meu dia-a-dia, ela não morava perto de mim, mas pra mim aquela frase ganhou um significado tão grande, porque cada vez que eu me recordo da necessidade de ter alguem do meu lado eu me lembro dessa frase. Isso é, eu não faço estandarlhaço, eu não crio muito barulho, eu não dou muita noticia, mas eu estou aqui. O tempo vai passar, as coisas vão ficar diferentes, pode ser que eu não tenha a oportunidade de estar aí, pode ser que eu não tenha oportunidade de chegar a tempo, mas eu estou aqui. E quando essa frase tem o poder de repercutir em quem é amado, talvez quem ama nem sabe o tento que isso repercuti. Porque experimentar a misericórdia pelo lado dos fortes não sei se tem muita vantagem, eu quero ver agente saber experimentar a misericórdia pelo lado dos fracos, quando você precisa ser o amado. Quando você precisa ser o ajudado. Quando você precisa ser aquele que sai do lugar pra pedir ajuda. E aí, nessa hora, nesse momento, você saber que as coisas poderão ser resolvidas com aquela presença que você sabe que não muda, está ali. Alguém que lhe assegura está ali. Eu to aqui.


Padre Fábio de Melo.